Veja receitas e novas formas de aproveitar os benefícios do queijo
Todo tipo de queijo contém os mesmos nutrientes dos laticínios em geral. Desta forma, é uma excelente fonte de proteínas e cálcio, e possui ainda outros minerais importantes para a saúde, como fósforo, potássio e zinco, além de vitaminas A, B e D.
Os benefícios do queijo o tornam aliados do bem-estar e de uma alimentação equilibrada e saudável. Pode ser consumido diariamente, ao longo do dia, seja no café da manhã e no lanche da tarde, acompanhando pratos principais em receitas saborosas ou mesmo como sobremesa. E, vamos combinar, é um alimento delicioso em suas diferentes formas.
Benefícios do queijo: entenda mais
O alto teor de proteína vem da caseína, presente no leite. Como o queijo é uma importante fonte proteica, colabora para a sensação de saciedade. Além de ser fonte relevante de cálcio. Em um episódio recente da série Você sabia?, em cartaz no canal da Verde Campo no YouTube, Liz Galvão, do Levemente na Cozinha e nossa parceira, fala sobre os benefícios.
“Os queijos são ótimas fontes de proteínas, de minerais, de vitaminas e de aminoácidos essenciais, que são aqueles que nosso corpo não consegue produzir e precisam ser ingeridos pela alimentação”, destaca a nutricionista no vídeo abaixo sobre os benefícios do queijo.
Os queijos mais maturados geralmente podem ser consumidos por quem tem intolerância à lactose. No processo de maturação este carboidrato é hidrolisado por micro-organismos que fazem parte da formulação do produto. Já pessoas com APLV (alergia à proteína do leite de vaca) não podem comer queijos nem outros laticínios, já que a proteína do leite está presente.
Benefícios do queijo branco
O queijo branco, como o queijo Minas frescal ou o queijo cottage, geralmente tem menos teor de gordura, além de colaborar para a saúde dos ossos e para o ganho de massa magra, com consequente fortalecimento muscular (podem ser ingeridos no pós-treino, por exemplo).
Não há contraindicação ao consumo diário, em diferentes momentos ao longo do dia. Queijo branco é mais fresco, não passa por processos de maturação e contém mais soro do leite. Então, quem tem intolerância à lactose deve optar pela versão sem lactose. Além de ser uma delícia com pão, pode ser consumido de diferentes formas e em várias preparações:
“O queijo cottage da linha LacFree da Verde Campo agrega proteína. Pode ser usado em recheios de pães, tapiocas, panquecas, crepiocas, muffins, salgados, pizzas, gratinados, escondidinhos, tortas salgadas e por aí vai”, lista Liz Galvão.
Deu água na boca? No vídeo abaixo a nutricionista ensina uma receita prática e deliciosa de pastinha de queijo cottage temperada com manjericão e acompanhada de tomates confitados.
Aproveite para se inscrever no canal e não perder nenhuma novidade!
E que tal usar o queijo tipo cottage para incrementar um creme de abóbora em um dia mais frio? Confira a dica saborosa no nosso Instagram @VerdeCampo.
https://www.instagram.com/reel/Cu9uCtttj2F/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==
Benefícios do queijo Minas Padrão
O queijo Minas padrão na versão LacFree, por ser zero lactose, tem digestão mais fácil.
“O queijo Minas padrão LacFree conquista não apenas quem tem intolerância à lactose, mas todos que querem um estilo de vida mais equilibrado”, ressalta a nutricionista Liz Galvão.
O Minas padrão encanta com sua textura, sabor e leveza. Fica ótimo para compor uma tábua de queijos. É perfeito para receitas quentes porque derrete facilmente. Liz Galvão chama a atenção ainda para a quantidade de proteína do queijo Minas padrão:
“Cinquenta gramas de queijo Minas padrão da linha LacFree contém 13 gramas de proteína, a mesma quantidade de dois ovos. Ou seja, você pode usar o Minas padrão como fonte proteica da sua refeição ou mesclar o consumo dele com o de outros alimentos”.
Benefícios do queijo mussarela
Queijo mussarela também pode ser consumido com frequência. Tem os mesmos nutrientes do queijo branco, apenas em quantidades diferentes. Como é um queijo um pouco mais gorduroso e salgado, o ideal é ingerir fracionado ao longo do dia e evitar excessos. Na Verde Campo, são produzidas mussarelas LacFree e light, essa com teor reduzido de gordura totais.
Além dos queijos já mencionados, temos também o queijo prato e o requeijão cremoso. A linha tradicional oferece o queijo prato (cobocó), nosso primeiro queijo!